Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril 5, 2020

VIROU DITADURA: VEJA O DECRETO EM QUE O PREFEITO DE IJACI PASSOU DE TODOS OS LIMITES

Com ares de ditadura, este foi o novo absurdo em Ijaci hoje ANDRÉ LUIS FONTES Lavras O prefeito de Ijaci Fabiano Moreti, ultrapassou hoje todos os limites éticos e constitucionais ao publicar o decreto acima (clique na foto para melhor visualização). Nele, Fabiano determinou a proibição de aglomeração, até mesmo dentro das casas e propriedades particulares, de 5 ou mais pessoas. Na região da represa do Funil existem vários condomínios, com proprietários residentes em Lavras. Se o sujeito tiver a esposa e 2 filhos e demais parentes ali dentro, por exemplo, já poderia levar a multa de 5.000 reais? Esse é mais um absurdo que vive a cidade de Ijaci. E mais uma vez perguntamos: cadê o Ministério Público? 

CHEREM NOMEIA EDUARDO CICARELLI, DO JORNAL DE LAVRAS, COMO ASSESSOR DE GABINETE

A nomeação no Diário Oficial, e Cicarelli: com os Cherem desde o governo cassado de Marcos ANDRÉ LUIS FONTES Lavras Em portaria com data do último dia 8, o prefeito José Cherem nomeou como Assessor de Gabinete o jornalista Eduardo Cicarelli, dono do site Jornal de Lavras. Cicarelli seria um dos maiores apoiadores da família Cherem, desde os tempos do ex-prefeito cassado Marcos Cherem. Boa parte da antiga equipe está no atual governo do irmão.

SERÁ QUE PREFEITOS DA REGIÃO ESTÃO ABUSANDO DO PODER? CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO?

Ana Rosa, Fabiano (acima) e João Paulo: estrapolando suas funções? ANDRÉ LUIS FONTES Lavras, Ingaí, Ijaci e Ribeirão Vermelho Com os preceitos constitucionais a pleno vigor, sem nenhuma suspensão dos direitos individuais e coletivos, alguns prefeitos da região de Lavras parecem estrapolar suas funções, abusando do poder, chegando a tentar impedir o direito de ir e vir. Em Ribeirão Vermelho, a prefeita Ana Rosa Lasmar armou uma barreira sanitária, e ainda por cima na área lavrense da ponte rodoferroviária conhecida como Niterói, e impede o direito de ir e vir de carros com placas de outras cidades, como da própria Lavras. O prefeito José Cherem não teria reclamado até agora, da "invasão" do território lavrense, e nem feito o mesmo contra os habitantes de Ribeirão que dependem de Lavras. Em Ijaci o prefeito Fabiano Moreti decretou um aparentemente inconstitucional "toque de recolher" no município, das 19h as 5h da manhã, e advogados já estariam pensando e

A VERDADE SOBRE A RENÚNCIA DE ANTÔNIO SILVA EM VARGINHA

O ex-prefeito Antônio Silva: a verdade sobre a renúncia ANDRÉ LUIS FONTES Varginha O ex-prefeito de Varginha, Antônio Silva, divulgou na tarde de hoje uma nota sobre os motivos que o levaram a renunciar ao cargo de prefeito. Leia abaixo: "A VERDADE SOBRE A RENÚNCIA Tenho profundo respeito por minhas amigas e amigos. Há momentos na nossa vida que somos obrigados a tomar decisões difíceis e, algumas delas, exigem, de quem as toma, coragem, desprendimento e humildade.  Na última segunda-feira, 06/04/2020, enviei à Câmara Municipal comunicação informando-lhe minha decisão de renunciar ao cargo de Prefeito. Não o fiz por covardia e muito menos por falta de disposição para o trabalho. Agradeço a Deus por me ter permitido trabalhar por 60 anos consecutivos nesta cidade, sem nenhum afastamento por doença ou por acidente. Fui empregado, funcionário da Receita Federal, empresário, advogado e estava cumprindo, até aqui, o meu quarto mandato de Prefeito, função que exerci

DECRETO EM INGAÍ SERIA ILEGAL E INCONSTITUCIONAL, DIZ ADVOGADO

O decreto municipal em Ingaí, e o artigo 5° da Constituição: qual vale? ANDRÉ LUIS FONTES Ingaí Citando a Constituição, um advogado consultado pelo blog diz que o polêmico decreto municipal em Ingaí, onde ninguém pode estar na praça Gabriel Andrade, seria ilegal e inconstitucional. O direito de ir e vir, garantido no artigo 5° da Constituição, não foi revogado ou suspenso, e prefeitos não teriam autoridade para decretar o impedimento do cidadão de sair de suas casas. A rigor, excepcionalmente, só o presidente da República poderia editar uma norma dessas, suspendendo essa garantia constitucional, no limite de suas atribuições, e fora dos tempos de paz.

COM MEDO DO "EFEITO VARGINHA" E DE SER RESPONSABILIZADO, CHEREM RECUA E MANTÉM COMÉRCIO FECHADO

O prefeito José Cherem: medo do "efeito Varginha"? ANDRÉ LUIS FONTES Lavras Apesar da "boa vontade", talvez como resultado da pressão exercida em sua cabeça com a possibilidade de quebra de diversas lojas na cidade e muitas demissões já acontecendo, o prefeito José Cherem anunciou hoje que manterá o comércio lojista fechado em Lavras. O medo de uma possível conta a ser cobrada de si no caso de um aumento do número de casos de coronavírus na cidade teria feito Cherem recuar da possibilidade de ceder à reabertura das lojas, mesmo com restrições. O "efeito Varginha", em que o então prefeito Antonio Silva tentou permitir a reabertura do comércio naquela cidade e teve de recuar sob uma chuva de críticas, e acabando por renunciar ao mandato, também teria feito Cherem "pensar melhor". Assim, o comércio lojista e de vários outros setores deverá permanecer fechado em Lavras, mantendo-se os efeitos do último decreto sobre o tema. 

VEJA QUEM DECIDIRÁ, SEGUNDO CHEREM, SE O COMÉRCIO DE LAVRAS REABRIRÁ OU NÃO NA PRÓXIMA SEMANA

Joziana, da UFLA, e a secretária da Saúde Márcia Regina Guedes ANDRÉ LUIS FONTES Lavras Essas são as pessoas que fazem parte do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) , criado pelo prefeito José Cherem: Joziana Muniz de Paiva Barçante, como coordenadora. Joziana seria atualmente Chefe de Gabinete da Reitoria da UFLA; Márcia Regina Guedes, secretária da Saúde, como coordenadora adjunta; Miriam Monteiro de Castro Graciano, Vitor Luís   Tenório Mati, Danielle Carvalho Santana, Richardson Costa Carvalho, Alexandra Almeida Pinheiro Chagas Fernandes e Júlio César W. Cardoso. Essas pessoas, segundo Cherem, é que decidirão se o comércio de Lavras reabrirá ou não na segunda-feira 13. 

PRESSIONADO PELA AMEAÇA DE QUEBRADEIRA E DEMISSÕES, CHEREM JÁ ADMITE REABRIR COMÉRCIO EM LAVRAS, COM RESTRIÇÕES

Cherem: com Ministério Público de olho, reabre ou não o comércio em Lavras? (Foto: André Luis Fontes) ANDRÉ LUIS FONTES Lavras O prefeito José Cherem já admite a reabertura do comércio em Lavras, com restrições, a partir da próxima segunda-feira. Porém, segundo ele em sua página pessoal do Facebook ontem, isso dependerá de decisão, nesse sentido, do comitê de gestão da crise do coronavírus. A ameaça de quebradeira no comércio, com as consequentes demissões, que já estão acontecendo em número considerável e silenciosamente, por enquanto, pressionam Cherem por uma atitude em relação aos comerciantes, que consideram a situação desesperadora e insustentável. Qualquer decisão, porém, segundo o prefeito, só será tomada com base em recomendação do comitê. Em Varginha e Nova Serrana, as tentativas de reabertura do comércio esbarraram na oposição do Ministério Público e de entidades médicas, e os prefeitos tiveram de recuar. Antonio Silva, em Varginha, acabou renunciando.

A SUGESTÃO DE MARCELO HADDAD AOS LAVRENSES NA QUARENTENA

A postagem de Marcelo Haddad, e Cherem em uma de suas "lives" no Facebook: será que ele paga? (Fotos: reprodução do Facebook) ANDRÉ LUIS FONTES Lavras O advogado Marcelo Haddad costuma fazer postagens polêmicas em seu Facebook, sempre a cobrar os políticos locais, às vezes com bastante dureza. No entanto, uma de suas últimas publicações (acima)na rede social conseguiu unanimidade no apoio. E você leitor? Concorda com a sugestão dada? O gabinete do prefeito José Cherem fica na Av. Sílvio Menicucci, 1575.

LAVRAS: O POVO NAS RUAS

Lavrenses nas ruas, apesar do decreto (Fotos: Dalva Sueli) ANDRÉ LUIS FONTES Lavras Apesar do comércio fechado com o decreto do prefeito José Cherem, muitos lavrenses ignoram a quarentena. Na manhã de hoje era possível ver até mães empurrando o carrinho dos filhos, crianças pelas ruas, idosos sentados nas praças, muitas filas em bancos, supermercados, farmácias e em estabelecimentos que abriram com "meia porta". Com isso, a polêmica sobre a necessidade de reabertura, ou não, do comércio continua a atingir patrões, alguns à beira do desespero, e empregados sendo demitidos.

A HORA DE VÉRDI: "ANTÔNIO SILVA FOI UM PAI PRA MIM"

O vice prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio, em entrevista: "Antônio Silva foi um pai pra mim" ANDRÉ LUIS FONTES Varginha O vice-prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, que assumirá nesta terça os destinos da cidade, contou para jornalistas nesta tarde que tentou fazer o prefeito Antônio Silva desistir da renúncia,  anunciada na manhã desta segunda feira. Vérdi afirmou que Antônio Silva se sentiu ofendido com publicações nas redes sociais, que ficou chateado com o Conselho Municipal de Saúde por fazer comunicado público contrário à decisão tomada, em conjunto, de reabrir o comércio, entre outros motivos pessoais. Ao ser questionado se vai manter o comércio fechado na cidade ou pretende autorizar a abertura, Vérdi afirmou que ainda não tem decisão tomada. Ao final da entrevista, visivelmente emocionado, ele afirmou "Antonio Silva foi um pai pra mim".

EM LAVRAS, SÓ NA AV. ERNESTO MATIOLI, TRÊS EMPRESAS FECHARAM E DEMITIRAM 20 NO TOTAL; PELA CIDADE RELATOS DE DEMISSÕES SE ALASTRAM

Av. Ernesto Matioli, em Lavras: só ali, ao menos 20 demissões (Foto: André Luis Fontes) ANDRÉ LUIS FONTES Lavras A quarentena, correta ou não, por conta do coronavírus continua a fazer estragos. Três comércios que funcionavam na Av. Ernesto Matioli, a avenida da UPA, e onde ficaria um dos postos(funcionando a plena carga) da família do prefeito José Cherem decidiram encerrar suas atividades e não voltarão a abrir, demitindo no total cerca de 20 pessoas. Na Francisco Sales a principal via comercial da cidade, era possível ver pessoas no desmonte de uma loja ontem. Relatos de demissões chegam em número cada vez maior. Ao fim de tudo, como Lavras e outras cidades se reerguerão? Será uma incógnita. 

PLANTÃO: ANTONIO SILVA RENUNCIA EM VARGINHA

O prefeito Antonio Silva, de Varginha: renúncia ANDRÉ LUIS FONTES Varginha O prefeito de Varginha Antônio Silva renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (06). Em oficio enviado à Vereadora Zilda Maria da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Varginha, Antônio Silva informou a sua renúncia. "Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura", disse o prefeito no ofício. "A única coisa que me afeta um pouco é que não gosto de pessoas que gostam de se promover às minhas costas. Está havendo uma queda de braço política, ideológica, às custas das vidas das pessoas. Agora ninguém morre mais de suicídio, de dengue. Só de coronavírus", disse o prefeito ao  jornalista Marcus Madeira. Confira a carta de renúncia abaixo na íntegra: Exma. Sra. Vereadora Zilda Maria da Silva DD. Presidente da Câmara Municipal de Varginha – MG

EM MEIO AO "ABRE, NÃO ABRE" DO COMÉRCIO EM LAVRAS E VARGINHA, O DRAMA SILENCIOSO DE QUEM JÁ PERDEU O EMPREGO

Em Lavras e Varginha, um silencioso e crescente desemprego ANDRÉ LUIS FONTES Lavras e Varginha Um dentista de Lavras dispensou na semana passada três funcionárias. Numa construção no centro da cidade, mais 5 perderam o emprego. Numa concessionária de veículos novos, 3 vendedores já foram mandados para a rua. Um restaurante em Varginha dispensou 8 numa tacada só. Em uma loja na Avenida Princesa do Sul, mais 3 infelizes vendedoras amargaram a dispensa do serviço. A cada dia chegam ao blog os relatos de dezenas de pessoas sendo desempregadas. Na discussão entre os que são contra ou a favor da reabertura do comércio nas duas cidades, por conta da pandemia do coronavírus, esse exército de infelizes que se avoluma silenciosamente conforme avançam os dias de quarentena tem levado a pior. Em Lavras os números do desemprego, bem antes da pandemia, já eram monstruosos. Em Varginha, bem menos, mas também preocupante. Como as economias dessas duas cidades, entre as cinco maiores do Su

PREFEITO RECUA E MANTÉM COMÉRCIO FECHADO EM VARGINHA

Varginha: comércio permanecerá fechado (Foto: Blog do Madeira) ANDRÉ LUIS FONTES Varginha Com ASCOM/Prefeitura de Varginha PREFEITURA DE VARGINHA REVOGA DECRETO E MANTÉM COMÉRCIO FECHADO A PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGINHA , considerando a recomendação do MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS, bem como as manifestações da  SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE, do CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, da ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE VARGINHA e da COMISSÃO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS  – "COMITÊ", bem como considerando que a  ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE VARGINHA - ACIV , através de seu Presidente, não se opôs, vez que afirmou que a decisão de abertura do comércio coube exclusivamente ao Prefeito Municipal e, por fim, considerando também que a população varginhense, em sua grande maioria, foi contrária à abertura do comércio,  INFORMA  que editou o Decreto nº 9.770/2020, o qual  REVOGOU  integralmente o  Decreto nº 9.769/2020 , motivo  pelo qual o comércio de Var

ATÉ A PEQUENA FORQUILHINHA FAZ LAVRAS COMER POEIRA

Festa típica alemã em Forquilhinha(SC), e Cherem em Lavras: comparação humilhante ANDRÉ LUIS FONTES Lavras Um leitor atento do blog na pequena Forquilhinha, em Santa Catarina, com pouco mais de 27.000 habitantes, resolveu comparar a situação dos servidores lavrenses, mais de 3.000 incluindo contratados e comissionados, com os daquela pequena cidade. Salários maiores, uniformes dignos para todas as categorias funcionais, ótimas condições de trabalho, vale alimentação bem superior ao de Lavras, instituto de previdência recebendo os repasses da prefeitura em dia, e, finalmente, um excelente plano de saúde, que inclui até internação e cirurgia, para os servidores efetivos desde o mês passado, após licitação vencida pela Unimed. O leitor termina as comparações sugerindo aos servidores lavrenses que procurem os pré candidatos à prefeitura para que assinem um termo de compromisso para que implantem ao menos alguns desses benefícios, como plano de saúde e vale alimentação mais dig

"AS PESSOAS ESTÃO NOS ÔNIBUS, SUPERMERCADOS,PRAÇAS, BANCOS, POSTOS DE GASOLINA...EMPRESAS COM CENTENAS DE FUNCIONÁRIOS, EM PERMANENTE CONTATO", DIZ ANTONIO SILVA EM VARGINHA

O prefeito de Varginha, Antonio Silva: "o comércio não é o vilão da pandemia" (Foto: André Luis Fontes) ANDRÉ LUIS FONTES  Em Varginha O prefeito de Varginha, Antonio Silva, em postagem de sua página pessoal no Facebook, repudiou quem critica sua decisão de permitir a reabertura do comércio na cidade nesta segunda-feira. Abaixo publicamos o texto em questão: "Quero dizer às amigas e amigos aqui do Face que a decisão de permitir a reabertura de alguns estabelecimentos comerciais, com restrições, está em sintonia  com as normas tanto federais e principalmente as estaduais, mas acima de tudo com as minhas convicções. Repúdio, com veemência, qualquer tentativa de transformar essa decisão em pretexto para justificar um possível, porque não dizer inevitável, crescimento dos casos de contaminação. As pessoas estão nos ônibus, supermercados, farmácias, padarias, mercearias, bancos, postos de gasolina, praças, em especial a da CEMIG na Vila Paiva, hospitais, órg

CHEREM E SUA "LICENÇA" DA UFLA: COMO FICA?

Cherem "escondido" em foto da posse, com Scolforo, e o reitor com a "amiga" Dilma Roussef ANDRÉ LUIS FONTES Lavras O prefeito José Cherem, que assumiu em 27 de agosto de 2018 um cargo de médico urologista concursado na Universidade Federal de Lavras, e que imediatamente em seguida conseguiu a jato uma "licença" de 2 anos, escudada por um suposto parecer do setor de pessoal da universidade, e que ninguém sabe quem assinou, continua numa boa, sem pressa de ter de exercer suas funções. (O prazo venceria em 27 de agosto deste ano). E sequer cumpriu o estágio probatório obrigatório de 3 anos para conseguir o direito de tal licença providencial, estágio esse exigido de todos que assumem cargo público concursado, inclusive na esfera municipal das prefeituras e câmaras. Um dos candidatos a reitor da UFLA chegou a prometer que, caso fosse escolhido na lista tríplice a ser enviada  ao presidente Jair Bolsonaro, iria "rever" a suposta legalidad