Pular para o conteúdo principal

LAVRENSE: SE VOCÊ É PINTOR, ELETRICISTA, FAXINEIRA, CABELEIREIRA, MANICURE OU OUTRAS PROFISSÕES AUTÔNOMAS, VEJA O QUE LULA FARÁ VOCÊ PAGAR A PARTIR DE 1° DE JANEIRO

 em ação, e obra em bairro de Lavras: informais terão de emitir nota fiscal no próprio CPF, ficando na mira da Receita (Fotos: André Luis Fontes)

Se você lavrense é autônomo, muita coisa vai mudar em 2026. Mas não temos quase ninguém falando sobre isso. A partir do dia 1° de janeiro, você que é pedreiro, eletricista, pintor, manicure, cabeleireira, faxineira ou qualquer outro prestador de serviço, que recebe o dinheiro na sua conta, e não é CLT, você acabou de entrar no radar do governo Lula. Será obrigado a emitir a nota fiscal eletrônica pelo sistema do governo federal. É o fim da informalidade. E aí que entra o grande problema. No ano de 2025, colocaram mais impostos, até o talo. A estratégia de 2026 do governo Lula é se certificar que todos esses impostos vão ser pagos. E é aí que vem a parte que quase ninguém percebeu. A maioria das pessoas vão emitir essas notas ficais no próprio CPF, como pessoa física, e o imposto vai ser muito maior do que se fosse em um CNPJ, ou até mesmo de um simples MEI. Vamos pegar a manicure que faz 280 reais por dia, ou 6.750 por mês. Segundo a tabela do imposto de renda, ela vai pagar 25% de imposto, sendo que, se ela abrisse um MEI, pagaria somente a DAS de 80 reais. Esse sistema é pra colocar uma burocracia muito grande em cima do trabalhador comum, que não entende dessas coisas, que vai pagar mais do que deveria por não ter esse conhecimento. Ou a pessoa que não está sabendo de nada, presta serviço e não está emitindo nota, e de repente, a Receita baterá na porta e vai receber multas pesadas em cima disso. Muita gente só vai descobrir quando a conta chegar.