Pular para o conteúdo principal

Contra Coronavírus, UFLA pede a estudantes que evitem "festas, eventos e outras aglomerações de grande número de pessoas", e suspende eventos


ANDRÉ LUIS FONTES
Lavras


O Comitê Especial de Emergência da UFLA, para prevenção ao Coronavírus, reuniu-se no fim da tarde desta sexta-feira (13/3) para novas deliberações.  Diante de todas as atualizações do Ministério da Saúde, da análise de fatores técnico-científicos que envolvem o Covid-19 e considerando que Lavras e os municípios vizinhos não apresentam casos da doença, decidiu-se pelas seguintes condutas:

Manutenção do calendário acadêmico da graduação e pós-graduação. Aulas, portanto, estão mantidas;
Suspensão de todos os eventos a serem realizados na Universidade a partir das 7h de 16/3, inclusive os registrados e aprovados na Proec; Assim como as viagens internacionais a trabalho, as viagens nacionais também estão suspensas. Bancas de defesa com membros externos devem ser realizadas por videoconferência também a partir de 16/3. A vinda de professores visitantes, alunos estrangeiros ou outros convidados do exterior deve ser adiada. Os responsáveis pelas ações programadas e que envolveriam a vinda de estrangeiros devem providenciar o adiamento e informar à Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
O Comitê divulgará um Boletim Técnico pela Editora UFLA, como forma de orientar e informar toda a comunidade acadêmica.
O Comitê recomenda, ainda, aos estudantes e demais membros da comunidade universitária que evitem, mesmo em ambientes externos, a participação em festas, eventos e outras aglomerações de grande número de pessoas. Notícias falsas sobre a doença, envolvendo a UFLA e outras universidades da cidade, estão circulando. A comunidade deve ficar atenta e consultar a página oficial da UFLA, especialmente pelo link ufla.br/coronavirus. Somente por seus veículos oficiais a UFLA emite comunicados. Os textos falsos estão sendo encaminhados para investigação, pois colocam em risco a saúde pública, causando pânico e desinformações.
O Comitê se reunirá diariamente e novas diretrizes podem ser adotadas, a depender de mudanças no cenário nacional e local.