Pular para o conteúdo principal

ENQUANTO LAVRAS BEIJA OS PÉS DA AUTOTRANS, POUSO ALEGRE JÁ FEZ LICITAÇÃO E TERÁ NOVA CONCESSIONÁRIA NO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO

Por ANDRÉ LUIS FONTES

Enquanto nenhuma providência foi tomada, pelo prefeito José Cherem e sua secretária responsável de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio, Cíntia Cristina Fernandes, para realizar a licitação do transporte público coletivo em Lavras, cujo contrato venceu em dezembro de 2017 e foi prorrogado pelo prefeito por um ano, até dezembro de 2018, para dar tempo de realizar a licitação, em Pouso Alegre o cenário é diferente. A empresa Princesa do Sul será escorraçada do transporte dando lugar a uma nova, o Expresso Planalto.O sistema de ônibus de Pouso Alegre transporta cerca de estimados 564 mil passageiros/mês. O edital de concessão prevê uma demanda total mensal de 647 mil, dos quais 469 mil pagantes. Ao publicar o novo Edital de Concorrência Pública no dia 9 de julho de 2018, a prefeitura da cidade esclareceu:

"O processo de licitação já havia sido publicado anteriormente, porém, foi suspenso para adequações. Dentre as alterações, as empresas participantes do processo deverão, obrigatoriamente, ter frota total de 41 ônibus, 13 mini ônibus e 02 micro-ônibus, todos zero quilometro, equipados com GPS, WI-FI e lixeira interna e aplicativo de celular".

Para aumentar a competitividade entre as empresas licitantes, o capital mínimo exigido da empresa foi de 1% do valor estimado da contratação, de acordo com o edital. Além disso, o documento estabeleceu como critério que a manutenção dos abrigos nos pontos de ônibus passaria a ser agora de inteira responsabilidade da empresa concessionária vencedora. Outra exigência foi a de que a frota deveria ser adaptada para atender ao passageiro com dificuldade de locomoção. Além disso, caberia à empresa disponibilizar o serviço de atendimento via 0800 em até 180 dias.