Pular para o conteúdo principal

Morre em SP Otavio Frias Filho, editor da FOLHA

Por ANDRÉ LUIS FONTES

Morreu na madrugada de hoje, terça-feira, 21, em São Paulo, aos 61 anos, o diretor de redação do jornal FOLHA DE S. PAULO, Otavio Frias Filho. 
O jornalista, advogado e escritor estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, e lutava desde 2017 contra um câncer originado no pâncreas. 
Otavio Frias Filho esteve à frente da Folha de S.Paulo por 34 anos, tendo assumido a direção de redação em 1984, aos 26 anos. Foi o responsável por consolidar o "Projeto Folha", conjunto de medidas editoriais que estabeleceu normas de escrita e conduta e que é considerado um dos marcos da imprensa brasileira. Esses princípios nortearam também o Manual de Redação, lançado em 1984, o primeiro livro do gênero colocado à disposição do público.  

Filho do também editor Octávio Frias de Oliveira (empresário que adquiriu o jornal em 1962 , ao lado de Carlos Caldeira Filho), Otavio fez parte da equipe que decidiu abrir as páginas do periódico, em 1974, para a publicação de opiniões de diversas vertentes durante o período do regime militar. 
Sua morte é uma imensa perda para o jornalismo de ponta, no Brasil. Não perde apenas a família e a Folha, perde também (e muito) a imprensa brasileira.