URGENTE - Lavras | Investigadores da Polícia Civil denunciam que presos estão na delegacia há dias e sem previsão para serem encaminhados para predídios após interdição parcial
Por ANDRÉ LUIS FONTES
Investigadores da Polícia Civil em Lavras relatam o estado de precariedade do sistema prisional na cidade. Segundo um ofício divulgado pelos profissonais, o presídio de Lavras foi parcialmente interditado pela justiça. A decisão foi em maio desse ano. Com isso, a guarda dos presos foi transferida provisoriamente para a cadeia de Bom Sucesso, há 45 quilômetros de Lavras. O problema, segundo os investigadores, é que agentes prisionais estariam se negando a fazer a escolta dos presos, determinando que os investigadores fizessem esse serviço. O caso foi levado para o Ministério Público e também para a Secretaria de Defesa Social e ficou estabelecido que a responsabilidade era da SEAP, a Secretaria de Administração Prisional. Esse transporte, segundo o ofício, foi feito até o dia 16 desse mês. Mas, ainda segundo os investigadores, isso durou pouco tempo já que o presídio de Bom Sucesso também foi interditado.
Com isso, os presos estão ficando na delegacia de Lavras, sem estrutura física necessária e, ainda segundo o ofício, sem higiene adequada. A segurança estaria sendo feita apenas pela equipe de plantão e um delegado. Em um dos casos, um preso está no local há dois dias. Os profissionais, segundo informações estão tendo que comprar comida para os detidos. Informaram ainda que eles tem previsão de quando a situação vai se resolver.
Por meio do documento, eles pedem ajuda ao governo e também ao sindicato da categoria.