Pular para o conteúdo principal

Sind-UFLA e outros sindicatos apoiam servidores municipais contra projeto de Cherem

O Sind-UFLA(Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Lavras), a FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) apoiaram a luta dos servidores de Lavras, que nesta segunda-feira (2 de outubro), foram às ruas em manifestação contra as sensíveis pioras no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), previstas em Projeto de Lei enviado à Câmara pelo prefeito José Cherem (PSD) - e os ato deu resultado, já que a matéria que seria votada ontem foi adiada para a próxima segunda-feira (9 de outubro). Agora, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lavras (SISPMUL), presidido por Euisles "Willians" Rodrigues, pressiona para que haja uma Audiência Pública sobre o tema.
Nesta segunda-feira, os servidores fizeram uma passeata no centro da cidade, um ato em frente à Câmara e, posteriormente, acompanharam a sessão do Legislativo. Representaram a FESERP-MG e a CSB os presidentes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Varginha, Airton Ribeiro, e São Sebastião do Paraíso, Rejane Tenório. Ao final, os sindicalistas emitiram uma carta de repúdio às ações da Administração Municipal.
Pelo Projeto, os servidores perdem, por exemplos, os benefícios vintenários e trintenários e as férias-prêmio passam a acontecer uma vez por ano e não será convertida em pecúnia após a pessoa se aposentar. Outros itens que não agradam dizem respeito à equidade de cargos e função mediante graduação na área e as mudanças com relação às promoções verticais e funcionais das carreiras, entre outras alterações.
"Vamos continuar a luta. A população precisa saber e os vereadores não podem votar tamanho absurdo. Nenhum direito a menos", disse Willian Rodrigues.
 "Quero parabenizar a todos os companheiros e companheiras que estiveram presentes na manifestação, organizada pelo SISPMUL, e a todos os diretores e diretoras da FESERP-MG e CSB que apoiaram a luta dos companheiros de Lavras. Foi uma grande manifestação, com certeza uma demonstração de força dos sindicatos forjados na luta", disse o presidente da FESERP-MG e da CSB Minas, Cosme Nogueira, que não pode comparecer, pois está, com um outro grupo da FESERP-MG/CSB em Teófilo Otoni, onde acontece, na quinta-feira (5 de outubro), a eleição para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISETO).