Pular para o conteúdo principal

400 DONOS DE LOTES SUJOS JÁ TÊM MULTAS PROTESTADAS EM CARTÓRIO PELA PREFEITURA

Desde ontem, quinta-feira (16/04), os proprietários de lotes que não vêm cumprindo com suas obrigações de limpeza e manutenção dos terrenos começaram a ter suas multas não pagas protestadas em cartório pela Prefeitura de Lavras. Os nomes destes donos serão incluídos nas listas de proteção ao crédito. Atualmente o município tem cerca de 400 donos de lotes sujos inadimplentes.

Desde o início de janeiro deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, já realizou cerca de 1.880 vistorias e já enviou 747 notificações de multas. O contribuinte que não mantiver o imóvel em boas condições de limpeza será multado com um valor proporcional ao tamanho do imóvel, em respeito à capacidade financeira e condições sociais de todos os cidadãos. Se os entulhos e matos forem retirados dentro do prazo, haverá um desconto de 90% do valor da multa, exceto em caso de queimada.

O trabalho de vistoria de casos irregulares em lotes vagos continua em ritmo acelerado, em cumprimento à Lei 3.937/2013. O setor notifica o proprietário, que terá um prazo de 15 dias para realizar a limpeza, gerar um protocolo e o pedido de vistoria junto à secretaria.

Em Lavras, cerca de 90% do mato que está nas ruas vem de lotes vagos e sujos. Grande parte deles acaba virando depósito de lixo, o que propicia o aparecimento de animais peçonhentos e facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. As queimadas geram problemas respiratórios, comprometem a mobilidade dos moradores, e influenciam no aspecto visual da cidade.

Uma nova Força-Tarefa contratada pela Prefeitura de Lavras já reforça o trabalho de capina e varrição em toda a cidade, ampliando o trabalho de combate à dengue no município. Desde o dia 1º de abril, 27 homens estão percorrendo ruas, praças e avenidas, fazendo a limpeza de calçadas; cortando mato acumulado em lotes e podando arbustos e árvores cujos galhos impedem a passagem de pedestres. A equipe trabalha sem parar, utilizando pás, enxadas, foices e roçadeiras em todos os locais com mato acumulado. A meta é atender todos os bairros da cidade em 90 dias.