Pular para o conteúdo principal

SAÚDE ESTADUAL RECUSA PEDIDO DA SANTA CASA PARA CREDENCIAMENTO DE ONCOLOGIA, APESAR DOS MILHÕES INVESTIDOS NO NOVO PRÉDIO Por que Damina não destinou a emenda para a UPA?

O prédio luxuoso de mais de 30 milhões da Santa Casa, a UPA(à direita, acima)  e, abaixo, Dâmina, CAP e aliados: sem credenciamento de Oncologia  

Apesar dos mais de 30 milhões destinados pela ex-deputada Dâmina Pereira para a construção de seu novo prédio, a Santa Casa de Lavras recebeu o indeferimento da Secretaria de Estado da Saúde via Superintendência Regional de Saúde de Varginha, para o pedido de credenciamento do serviço de Oncologia, fato usado como justificativa principal para tanto dinheiro a um hospital particular. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota a respeito da notícia. Conforme a Lei, a secretaria encaminhou toda a documentação apresentada pela Santa Casa de Misericórdia de Lavras para a habilitação do serviço em Oncologia à Superintendência Regional de Saúde de Varginha. A SRS VARGINHA encaminhou a documentação para a Secretaria Estadual de Saúde para análise e aprovação. Porém, os Pareceres Técnicos datados de 17/05/2022, formulados pela Secretaria de Estado da Saúde e pela SRS Varginha foram pelo indeferimento do pedido, alegando que o serviço de Oncologia não poderia ser implantado devido ao fato de a macrorregião de Lavras não comportar o serviço pela ausência do quantitativo de leitos de UTI e população de 500.000 habitantes. Com isso, as instalações luxuosas deverão continuar a serem frequentadas apenas por quem tiver algum convênio ou plano de saúde, e assim mesmo com falta raquítica de certos especialistas, como médicos pediatras. Cremos que todo esses milhões seriam melhor investidos se tivessem sido destinados ao município para a construção de um hospital ou ampliação da estrutura da UPA. Cumpre esclarecer que a secretaria municipal de Saúde reuniu todos os gestores pertencentes às microrregiões de Lavras e de São Lourenço para reforçar o pedido de credenciamento da Oncologia para a Santa Casa de Misericórdia de Lavras, extraindo atas que foram enviadas juntamente com la documentação. Apesar da negativa dada à Santa Casa, a prefeitura municipal de Lavras continuará a sua luta para conseguir o credenciamento SUS para a Santa Casa de Misericórdia de Lavras.