Pular para o conteúdo principal

Lavras fecha janeiro com redução em mais de 80% de casos de dengue em relação a 2015

Os números recentemente divulgados pela Vigilância em Saúde comprovam que as ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti realizadas em Lavras pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, trouxeram bons resultados.

O mês de janeiro fechou com 21 casos de dengue notificados em Lavras. Destes, 14 são de pacientes de Lavras e 7 casos de pacientes de outras cidades que foram atendidos e, por isso, notificados aqui: Bom Sucesso, Luminárias, Perdões,Nepomuceno (2 casos), Belo Horizonte e Itapecerica.Portanto, o mês de janeiro em Lavras fechou com registros de 14 casos de dengue, sendo 11 positivos.

Em 2015 o mesmo mês fechou com 78 casos de dengue notificados, 57 a mais do que em 2016 e 56 casos confirmados, ou seja, 45 casos a mais do que este ano, só no mês de janeiro. Desta forma, os números de casos de dengue notificados tiveram uma queda de 73% em relação ao ano passado e o número de confirmações, queda de 80% se comparado ao mesmo período de 2015.

Segundo Richardson Carvalho, chefe da Vigilância Epidemiológica, a queda dos números de casos notificados e registrados de dengue em relação ao ano passado, demonstra que os mutirões e as medidas para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de adotar comportamentos que auxiliem no combate à doença tem sido efetivas. " Mas é importante lembrarmos que ano passado não tínhamos ameaças tão fortes de zika vírus e nem da febre chikungunya. Portanto, a queda dos números de dengue é motivo de comemoração, mas não de relaxamento. Seguiremos firmes com as ações durante todo o ano,  e contamos com o apoio de toda a população"- explicou Richardson.

Medidas de prevenção ao Aedes aegypti

Só em 2016 a Prefeitura já realizou mutirões em 9 bairros da cidade e recolheu 5 caminhões de recipientes que podem acumular água. No dia 23 de janeiro a ação aconteceu nos bairros Caminho das Águas I, Cidade Nova, Alto dos Ipês, Judith Cândido e Novo Horizonte.

Os mutirões. envolveram uma grande equipe da Prefeitura. Cerca de 40 agentes de endemias percorreram lotes e residências, retiraram recipientes que podem acumular água, fiscalizaram presença de focos do mosquitos e orientaram os moradores sobre as medidas necessárias para combater o Aedes aegypti. Também participaram da ação cerca de 100 agentes comunitários de saúde das 17 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF`s). Foram recolhidos 2 caminhões de recipientes, um na zona norte e o outro na zona sul.

No último sábado (30/01) a ação foi realizada nos bairros Jardim América, Alterosa, Vila Bandeirantes, São Vicente, com o recolhimento de 3 caminhões de recipientes.

A programação também foi marcada pelo "Dia D" de combate ao Aedes aegypti, do projeto regional de luta contra a dengue desenvolvido pela EPTV, em parceria com os 53 municípios abrangidos pela emissora. Foi uma mobilização regional com ações realizadas simultaneamente em todas as cidades junto à população, que se engajou na luta.

Todas as cidades tiveram a mesma identidade visual durante a campanha. As Prefeituras realizaram a limpeza das áreas públicas e a população ficou responsável pela limpeza dentro de casa. Foram confeccionados cartazes, panfletos e os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde vestiram a camiseta da campanha.

Em Lavras a Secretaria de Saúde inovou. Durante o "Dia D" a população teve a oportunidade de trocar recipientes que podem acumular água por mudas frutíferas ou por vales para as crianças, que garantiam direito ao pula-pula, pipoca e algodão doce. No total foram recolhidos 428 recipientes.

A Prefeitura lembra que o combate à dengue é feito por meio do controle da proliferação do mosquito, e para isso é preciso adotar algumas medidas: evitar água parada, verificar se a caixa d'água está bem fechada, manter a casa limpa, colocar telas nas janelas e sempre embalar o lixo. A dengue causa dores nos olhos e articulações, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos, tonturas e cansaço.