Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA REALIZA NOVAS AÇÕES NO ENTORNO DO RIO CAPIVARI

LAVRAS - A Prefeitura de Lavras segue mapeando a região do entorno do Rio Capivari, próximo à ponte Lavras/Itumirim – local frequentado por Richardson Santos Pereira e mais três amigos durante uma pescaria, em 31 de maio passado. Richardson morreu no dia 14 de junho, com suspeita de febre maculosa.

Nesta segunda-feira (22/06), uma equipe da Vigilância Epidemiológica – setor da Secretaria Municipal de Saúde que acompanha este trabalho – voltou à comunidade ribeirinha, dando orientações aos moradores sobre prevenção. Também foram distribuídos folhetos educativos. A partir de um levantamento dos animais da região (cachorros, cavalos, vacas), foram encontrados vestígios de capivaras (fezes na água).

No dia 07/07 dez agentes de endemias do município também irão ao local para iniciar um trabalho de coleta do vetor da doença (o carrapato-estrela) e coleta de sangue dos animais da região, para posterior envio de amostras à Funed. Eles estarão acompanhados por duas referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde. O trabalho terá o apoio de docentes e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A Vigilancia Epidemiológica está acompanhando a família do Richardson, e não há nenhum parente dele com sintomas da doença até o momento. A Secretaria Estadual da Saúde está investigando o óbito, e a Secretaria Municipal de Saúde de Lavras aguarda o resultado oficial.