Pular para o conteúdo principal

VIGILÂNCIA EM SAÚDE INICIOU PROGRAMA DE CAPTURA DE ESCORPIÕES


Começou na última quinta-feira (07/05) o programa de captura de escorpiões realizado pela Secretaria de Saúde. O trabalho é realizado em parceria com a Ouvidoria Municipal, que recebe as denúncias e encaminha para a Vigilância em Saúde. O setor imediatamente solicita aos agentes de endemias que compareçam até o local para recolher o escorpião, além de repassar aos moradores informações sobre as medidas de prevenção – remover insetos de dentro de casa, que podem servir de alimentos para os escorpiões, eliminar umidade excessiva, remover entulhos que podem abrigar os animais, dentre outras.

Os escorpiões capturados são enviados à Fundação Ezequiel Dias – FUNDED – em Belo Horizonte, para a produção do soro antiescorpiônico. As denúncias sobre o aparecimento de escorpiões podem ser feitas pelo telefone 156, ou direto na Ouvidoria Municipal, das 8h às 18h, na Rua Milton Campos, s/n, Centro, no subsolo do Mercado Municipal. A Ouvidoria também recebe denúncias pelo e-mail ouvidoria@lavras.mg.gov.br.

Os escorpiões são animais venenosos, carnívoros e de hábitos noturnos. Durante o dia eles se escondem em locais quentes, escuros e úmidos, como cascas de árvore, pedras, troncos podres, madeiras empilhadas, entulhos, telhas e atrás de móveis. Muitas espécies vivem em áreas urbanas e encontram abrigo e alimentação dentro e próximo das casas. Os escorpiões entram nas residências principalmente pelas redes de esgoto sanitário e fluvial, instalações elétricas e telefônicas, fosso de elevador ou frestas e também podem acompanhar materiais de construção.