Pular para o conteúdo principal

VEJA O BALANÇO OFICIAL DA DENGUE EM LAVRAS

Desde esta 2ª feira (23/03), desenhos e textos de alunos de 18 escolas municipais e 14 CMEI's sobre dengue estão expostos em quatro linhas de ônibus do município: Distrito Industrial, Lavrinhas, Gato Preto e Novo Horizonte. Os trabalhos divulgam o aprendizado dos estudantes em sala de aula no combate à dengue, e estão presentes em 14 veículos de transporte coletivo. A iniciativa integra o projeto "Combate à Dengue: Responsabilidade e Ação Coletiva", da Secretaria de Educação, em parceria com a Saúde, e inclui outras ações que irão acontecer até novembro de 2015.

 

 

Fumacê pesado faz oito ciclos de pulverização em

cerca de 80 quarteirões de cada bairro visitado

 

A pulverização com inseticida por meio de veículo, conhecida como Fumacê pesado, tem sido realizada desde o dia 4 de março nos seguintes bairros: Nossa Senhora de Lourdes; Cohab I e II; Lavrinhas; Vila Mariana; Caminho das Águas I e II; Vila Paraíso; São Francisco; Esplanada; Centro Sul e Centro Norte. As localidades foram selecionadas em razão do número de notificações de dengue no município. Cerca de 80 quarteirões são pulverizados em cada bairro, em média.

 

O serviço depende de tempo bom, por isso é interrompido em dias de chuva, o que vem acontecendo com frequência neste mês. Se não houver mais interrupções em razão do mau tempo, os oito ciclos previstos para cada bairro serão concluídos até o próximo final de semana (28 e 29/03). Após essa fase, novos ciclos serão programados em outros bairros, de acordo com a incidência de notificações, em conjunto com a Superintendência Regional de Saúde, em Varginha.

 

  

MUTIRÃO NA VILA SÃO FRANCISCO

 

Após a conclusão dos trabalhos de 45 agentes de endemias federais, na Força Tarefa contra a dengue, os mutirões contra a doença seguem acontecendo nos bairros do município, seguindo o cronograma estabelecido. Nesta semana, os agentes estarão na Vila São Francisco, visitando residências e orientando moradores para eliminar água parada e retirar entulhos. Na próxima semana, as equipes da Prefeitura estarão presentes no Jardim Floresta.

 

 

COMITÊ MUNICIPAL DE COMBATE À DENGUE

 

O Comitê contra a Dengue, Chikungunya e Leishmaniose se reúne todas às sextas-feiras no auditório da Prefeitura para programar as próximas ações de combate à doença.

 

 

NÚMERO DE CASOS

 

Até segunda-feira (23/03), dia em que são consolidados os números da semana anterior, o município registra 1.457 notificações e 309 casos confirmados de dengue. Os bairros com maior número de notificações até o momento são Cohab, Nossa Senhora de Lourdes e Lavrinhas.

 

A Prefeitura reafirma a importância de que seja feita com frequência uma minuciosa verificação de locais com acúmulo de água nos domicílios e suas áreas comuns, como quintais e jardins. O ovo do mosquito transmissor resiste por mais de um ano e, caso haja nova presença de água, o ciclo evolutivo é retomado.