Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA AMPLIA ATENDIMENTO DE CASOS DE DENGUE PARA OS PSF's


Devido ao aumento do número de casos notificados e suspeitos, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, decidiu direcionar os atendimentos dos casos com suspeita de dengue também para as unidades de Programas de Saúde da Família (PSF's), além do atendimento já realizado na Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA). Estes pacientes já estão sendo atendidos em 14 das 17 unidades do município, desde a sexta-feira passada (07/03). O acolhimento é feito de 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

O objetivo é aliviar e redistribuir a demanda da URPA, além de agilizar os atendimentos de casos moderados a graves que exigem cuidados específicos, como aplicação de soro venoso e internação.

Os pacientes são recebidos pelos enfermeiros de cada unidade, que avaliam os sintomas apresentados para o diagnóstico de dengue, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Aqueles que não apresentam risco são encaminhados diretamente para a (URPA) para fazer os exames. Os pacientes que apresentam risco leve da doença são atendidos pelo médico da unidade, antes do encaminhamento para a realização dos exames.

Nesta terça-feira (10/03) e na quinta-feira passada (05/03) foram realizadas no auditório da Prefeitura duas reuniões com médicos e enfermeiros para definir os detalhes sobre os atendimentos nas unidades de PSF's da cidade.